segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resolução de Problemas em um Jogo de Tabuleiro



O estudante de hoje nasce em uma sociedade cuja interação tecnológica é parte da rotina diária. A curiosidade e a necessidade de aprender novos conhecimentos e desenvolver habilidades para resolver problemas são constantes, “é a aprendizagem que não cessa” (POZO, 2002, p.32).
Pesquisas demonstram que uma das dificuldades no trabalho escolar é criar situações que possibilitem ao estudante se apropriar dos significados dos conceitos científicos diante de um mundo cada vez mais atraente fora da escola. As consequências dessa dificuldade representam preocupação para quem trabalha na área da educação, visto que compromete o desenvolvimento da capacidade de dialogar, condição essencial para que se estabeleça uma relação afetiva entre os sujeitos e, assim, uma aproximação que permita compartilhar ideias. Acredito que o jogo, na condição de recurso didático voltado a educação, permite melhor interação entre os alunos e destes com o professor, favorecendo uma relação mais horizontal no processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma procurei refletir, em especial, sobre uma questão: quais as possíveis contribuições de um jogo de tabuleiro, mais especificamente o Matix, para o trabalho com cálculo mental, e quais as estratégias utilizadas pelos alunos do ensino fundamental ao utilizar adição e subtração com números inteiros para determinar o vencedor do jogo?

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