segunda-feira, 8 de abril de 2013

O jogo e sua articulação com a resolução de problemas

 



É consenso que os jogos fazem parte da cultura lúdica de crianças e adolescentes e que maioria dos jogos existentes envolve seus participantes em um mundo de fantasia e imaginação, configurando-se em uma necessidade que se constitui como problema: armar jogadas, analisá-las e sintetizá-las para ganhar (MARCO, 2004).

Quando utilizado como recurso didático, Grando (2000) esclarece que “o jogo propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas na medida em que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito através da estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciada, pelo aluno, quando ele joga, elaborando estratégias e testando-as a fim de vencer o jogo”. (p.32).
            Ainda segundo a autora,
“O cerne da resolução de problemas está no processo de criação de estratégias e na análise, processada pelo sujeito, das várias possibilidades de resolução. No jogo ocorre fato semelhante. Ele representa uma situação problema determinada por regras, em que o indivíduo busca a todo o momento, elaborando estratégias e reestruturando-as, vencer o jogo, ou seja, resolver o problema. Esse dinamismo característico do jogo é o que possibilita identificá-lo no contexto da resolução de problemas”. (GRANDO, 2000, p.32).
Diante desta ideia e de acordo com Marco (2004, p.9) pude entender que “tudo isso é realizado voluntariamente pelo sujeito que se envolve no processo de busca e criação de estratégias para ganhar o jogo, ou seja, envolve-se em um processo de problematização”.
Com relação ao jogo Matix, Torres (2003), em sua pesquisa Raciocínio lógico-matemático de crianças no jogo Matix, constatou que este jogo permite avaliar como os participantes constroem seus conhecimentos a cada situação-problema proposta e, também, analisar os procedimentos e as estratégias dos participantes, considerando as dimensões lógicas e matemática do raciocínio.
Na perspectiva lógica do raciocínio, o jogo Matix permite analisar e desenvolver diversas operações mentais necessárias para o bom desempenho, como a capacidade de antecipação de jogadas, a coordenação entre as ações, à dedução e a inferência. (CAVALCANTE, 2008).
Em pesquisas de intervenção, tal como as realizadas por Grando (2004) e Marco (2004), pode encontrar que esse tipo de jogo pode, além de favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático e auxiliar no processo de generalização matemática, promover o desenvolvimento do raciocínio, exercitando e estimulando um pensar com lógica e critério, interpretando informações, buscando soluções, levantando hipóteses e coordenando diferentes pontos de vista.
Assim, o jogo Matix pode auxiliar o professor no trabalho com estratégias de antecipação de jogadas e a reflexão sobre elas, possibilitando a escolha da melhor jogada a ser feita. Além disso, se o professor fizer as intervenções de maneira adequada, este jogo pode promover a utilização da análise das jogadas a todo o momento da partida, pois o jogador precisa pensar tanto na sua jogada quanto na do adversário. O jogo Matix pode ainda propiciar a exploração do cálculo com expressões numéricas de números inteiros, possibilitando aos alunos desenvolverem o cálculo mental.
        Procurando aliar o jogo Matix à resolução de problemas, e recorrendo a Moura (1992) que afirma que tanto o jogo quanto o problema podem ser vistos, no processo educacional, como introdutores ou desencadeadores de conceitos, ou como verificador de conceitos já desenvolvidos e formalizados.

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