É consenso que os jogos fazem parte da cultura lúdica
de crianças e adolescentes e que maioria dos jogos existentes envolve seus
participantes em um mundo de
fantasia e imaginação, configurando-se em uma necessidade que se constitui como
problema: armar jogadas, analisá-las e sintetizá-las para ganhar (MARCO, 2004).
Quando utilizado como recurso didático, Grando (2000) esclarece que “o jogo
propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas na medida
em que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito através da
estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciada, pelo aluno,
quando ele joga, elaborando estratégias e testando-as a fim de vencer o jogo”.
(p.32).
Ainda segundo a autora,
“O
cerne da resolução de problemas está no processo de criação de estratégias e na
análise, processada pelo sujeito, das várias possibilidades de resolução. No
jogo ocorre fato semelhante. Ele representa uma situação problema determinada
por regras, em que o indivíduo busca a todo o momento, elaborando estratégias e
reestruturando-as, vencer o jogo, ou seja, resolver o problema. Esse dinamismo
característico do jogo é o que possibilita identificá-lo no contexto da
resolução de problemas”. (GRANDO, 2000, p.32).
Diante
desta ideia e de acordo com Marco (2004, p.9) pude entender que “tudo isso é realizado voluntariamente pelo sujeito que
se envolve no processo de busca e criação de estratégias para ganhar o jogo, ou
seja, envolve-se em um processo de problematização”.
Com
relação ao jogo Matix, Torres (2003), em sua pesquisa Raciocínio
lógico-matemático de crianças no jogo Matix, constatou que este jogo
permite avaliar como os participantes constroem seus conhecimentos a cada
situação-problema proposta e, também, analisar os procedimentos e as
estratégias dos participantes, considerando as dimensões lógicas e matemática
do raciocínio.
Na perspectiva
lógica do raciocínio, o jogo Matix permite analisar e desenvolver diversas
operações mentais necessárias para o bom desempenho, como a capacidade de
antecipação de jogadas, a coordenação entre as ações, à dedução e a inferência.
(CAVALCANTE, 2008).
Em
pesquisas de intervenção, tal como as realizadas por Grando (2004) e Marco
(2004), pode encontrar que esse tipo de jogo pode, além de favorecer o
desenvolvimento do pensamento matemático e auxiliar no processo de
generalização matemática, promover o desenvolvimento do raciocínio, exercitando
e estimulando um pensar com lógica e critério, interpretando informações,
buscando soluções, levantando hipóteses e coordenando diferentes pontos de
vista.
Assim, o
jogo Matix pode auxiliar o professor no trabalho com estratégias de antecipação
de jogadas e a reflexão sobre elas, possibilitando a escolha da melhor jogada a
ser feita. Além disso, se o professor fizer as intervenções de maneira
adequada, este jogo pode promover a utilização da análise das jogadas a todo o
momento da partida, pois o jogador precisa pensar tanto na sua jogada quanto na
do adversário. O jogo Matix pode ainda propiciar a exploração do cálculo com
expressões numéricas de números inteiros, possibilitando aos alunos
desenvolverem o cálculo mental.
Procurando aliar o jogo Matix à resolução de problemas, e recorrendo a Moura (1992) que afirma que tanto o jogo quanto o problema podem ser vistos, no processo educacional, como introdutores ou desencadeadores de conceitos, ou como verificador de conceitos já desenvolvidos e formalizados.
Procurando aliar o jogo Matix à resolução de problemas, e recorrendo a Moura (1992) que afirma que tanto o jogo quanto o problema podem ser vistos, no processo educacional, como introdutores ou desencadeadores de conceitos, ou como verificador de conceitos já desenvolvidos e formalizados.
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