O Matix
(figura acima) é um jogo de tabuleiro criado na Alemanha, sendo indicado para
crianças a partir de onze anos de idade, por trabalhar a noção matemática de
números inteiros. No entanto, Grando e Marco (2006); Torres (2003) constataram
que, apesar de não conhecerem o conceito de números inteiros, crianças entre
oito e dez anos conseguem lidar intuitivamente com esta noção.
O Matix é
constituído por um tabuleiro quadriculado (8 x 8), contendo 64 peças, as quais
são: valores de zero a cinco (cinco peças de cada); com valor seis (seis
peças); com valores de sete, oito e dez (três peças de cada); uma peça de valor
quinze; valores de menos um a menos cinco (três peças de cada); duas peças com
valor menos dez e uma estrela.
O jogo Matix
possui as seguintes regras:
1. Os
jogadores jogam alternadamente.
2. O
primeiro jogador escolhe se quer jogar na direção[1]
vertical ou horizontal do tabuleiro e retira uma das peças que estiverem mais
próximas à estrela. Cada peça retirada é substituída pela estrela. A
estrela tem liberdade para movimentar e retirar qualquer peça seja da linha ou
da coluna.
3. O próximo jogador
retira peças, na direção diferente do adversário, a
partir da estrela.
4. O jogo termina quando
acabarem todas as peças do tabuleiro ou quando o jogador não tiver mais nenhuma peça para retirar em sua linha ou coluna onde a estrela se
encontra.
Segundo
Grando (2004), ao pensarmos em um trabalho pedagógico com jogos, é preciso
planejá-lo em sete momentos:
Familiarização
com o material do jogo;
Reconhecimento
das regras;
“Jogo pelo
jogo”: Jogar para garantir regras;
Intervenção
pedagógica verbal;
Registro do
jogo;
Intervenção
escrita;
Jogar com
“competência”.
De maneira
didática, o primeiro momento, segundo esta autora é o de “Familiarização com o
material”. Em outras palavras, é quando os educandos entram em contato com o
jogo, familirializando-se com o tabuleiro e as peças identificadas com o zero,
números não negativos, números não positivos, além de uma peça marcada com uma
estrela que tem a função de movimentar-se pelo tabuleiro, na direção horizontal
ou vertical, retirando as peças disponíveis e possíveis para o jogador.
[1] A estrela movimenta em duas
direções: horizontal e vertical. Em cada direção, o jogador tem a opção de
movimentar em dois sentidos. Na horizontal, a estrela pode ir para a direita ou
à esquerda; e na vertical, para cima ou para baixo.
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